Novidades Angular 13

Novidades Angular 13

No último dia 4 de novembro de 2021 houve o lançamento da versão 13 do Angular, então hoje vou apresentar as principais novidades do Angular 13 e se vale ou não a pena atualizar a versão em um projeto já estável.

Então primeiro eu vou listar quais foram as principais mudanças e logo depois eu vou dar a minha opinião se elas justificam ou não a atualização de um projeto.

Fim do Suporte ao Internet Explorer 11

Conforme já tinha dito no post sobre as Novidades do Angular 12, a partir do Angular 13 o Internet Explorer 11 não será mais suportado, isso se dá também por conta do fim do cliclo de vida do IE11.

Mas a menos que sua aplicação tenha algum requisito de funcionar no IE isso não deve ser um problema, pois o mesmo já está sendo descontinuado.

Mas claro, é um ponto a se pensar ao construir novos sistemas, pois infelizmente em muitas empresas o IE ainda é o navegador padrão (E a versão usada é bem anterior a 11, infelizmente).

Fim do suporte ao ViewEngine


O Angular 13 não oferece suporte ao View Engine. A versão totalmente nova agora é 100% Ivy. Agora que não há mais metadados específicos do View Engine ou formatos de saída mais antigos, isso elimina a complexidade do código e os custos de manutenção no Angular 13.

O framework converteu antecipadamente todas as ferramentas internas para Ivy para que essa mudança possa funcionar perfeitamente. Ivy monta cada componente individualmente, o que acelera os tempos de desenvolvimento.

Não há mais a necessidade de usar o ngcc (Angular Compatibility Compiler) para as bibliotecas criadas usando a versão mais recente da APF. A equipe de desenvolvimento pode esperar compilações mais rápidas, pois não há mais necessidade de metadados e arquivos de resumo.

Melhorias nas estruturas de testes

A equipe do Angular fez algumas mudanças significativas no TestBed, que agora funciona adequadamente para desmontar ambientes e módulos de teste após cada teste. Como o DOM agora passa por uma limpeza após os testes, os desenvolvedores podem esperar testes mais otimizados, menos interdependentes, menos intensivos em memória e mais rápidos.

Outras mudanças

Melhorias no CLI.

Melhorias de acessibilidade no Angular Material.

Nova versão suportada do TypeScript (4.4).

Suporte Inline para Adobe Fonts.

Vale a pena atualizar para o Angular 13?

Vale a pena atualizar seu projeto para o Angular 13? Na maior parte dos casos, não.

Como vimos acima as novidades do Angular 13 não são lá muito grandes, então a menos que seu projeto seja bem pequeno, ou que você mantenha uma biblioteca que use o View Engine não vale a pena atualizar a versão.

Novidades Angular 13 – Conclusão

A versão 13 do Angular não é uma versão “major” então não trouxe muita coisa, mas se você vai começar um projeto novo usando Angular não tem porque não começar pela nova versão pois ela tem tudo que há de novo.

Caso queira saber sobre o que teve de novo na versão 12 do Angular clique aqui.

Agora, se quiser saber mais sobre a versão 13, confira o post no blog do Angular, onde há mais detalhes de cada mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *