Os navegadores da web utilizam o protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) para enviar e receber informações na internet. É o protocolo padrão usado pelos navegadores da Web para se comunicar com servidores web. O HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) por sua vez é uma versão segura do HTTP que usa criptografia SSL/TLS para proteger todas as informações transmitidas entre o navegador e o servidor, então a principal diferença entre HTTP e HTTPS é a segurança.
Quando um site usa HTTP e não HTTPS todas as informações que são trafegadas são em texto simples.
Ou seja, qualquer um que consiga interceptar essa comunicação consegue ter acesso as informações trafegadas.
Essas comunicações podem ter muitos tipos de informações, que vão desde dados básicos como um formulário de email até informações sensíveis como senhas, e informações de cartão de crédito por exemplo.
De forma diferente, o HTTPS usa criptografia para trafegar os dados, ou seja, não é possível interceptar as informações trafegadas.
Sendo assim o HTTPS torna a navegação muito mais segura.
Agora que sabemos a diferença de um protocolo para o outro por que usar HTTPS e não HTTP?
Por que usar HTTPS e não HTTP?
O principal motivo para usar o HTTPS é sem dúvidas a segurança.
O HTTPS protege as informações e evita ataques cibernéticos, como interceptação de dados, phishing e roubo de identidade.
Além disso, os mecanismos de pesquisa, como o Google, preferem sites que utilizam HTTPS em vez de HTTP. Isso significa que o uso de HTTP pode afetar negativamente a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa.
Conclusão
Em suma, o uso do HTTPS é muito importante para proteger a privacidade e a segurança dos usuários e garantir que o site seja visto como seguro pelos mecanismos de pesquisa.
Lembre-se de que, ao usar HTTPS, você tem uma camada a mais de segurança para suas informações, bem como as dos seus usuários.
Por fim se você quer se aprofundar em desenvolvimento web seguro, não perca a oportunidade de se inscrever no nosso curso Full Stack e aprender passo a passo como usar JWT e outras técnicas de segurança em aplicações web.
Confira as outras dicas sobre desenvolvimento aqui.