Recentemente o GitHub liberou uma funcionalidade que permite personalizar seu perfil no GitHub. Nesse post vou mostrar para vocês como acessar essa nova funcionalidade e um também explicar com um pequeno passo a passo de como personalizar seu perfil no GitHub.
Porque personalizar seu perfil no GitHub
Ter um perfil personalizado no GitHub não é só ter uma bio mais bonita, é ter também uma bio útil, que transmita informações importantes de forma clara para quem está acessando.
A nova ferramenta do GitHub permite a criação de um perfil usando markdown, da mesma forma que pode-se construir um README em um repositório, o que significa que você pode personalizar seu perfil e apresentar as pessoas o que considera realmente importante como por exemplo, seu portfólio, projetos que contribui mais e até mesmo um GIF do NianCat porque não?
Como personalizar seu perfil no GitHub – Passo a Passo
Primeiro Passo
Ter uma conta no GitHub, mas se você não tiver esse é um ótimo momento para criar uma seguindo o passo a passo aqui.
Segundo Passo
Criar um repositório com o mesmo nome do seu usuário do GitHub.
Para criar um novo repositório clique aqui.
Lembrando que o nome do repositório tem que ser exatamente igual (inclusive maiúsculas e minusculas) ao seu nome de usuário, mas se você já tiver um repositório com seu usuário sugiro que renomeie-o.
Terceiro Passo
Criar um README.md dentro do repositório criado no passo anterior.
Lembre que o README.md é construído em markdown e permite vários tipos de modificações, como listas, imagens e trechos de código.
Confira o guia do próprio GitHub de markdown aqui.
Dica: é possível criar o arquivo diretamente do navegador usando a edição simples do GitHub.
Quarto Passo
Commitar o README.md criado no passo anterior, como estamos utilizando a interface web do GitHub não precisaremos dar push, já que as alterações feitas são sincronizadas automaticamente.
Mas se você fizer esse processo localmente após o commit faça o push.
Exemplos para dar inspiração
Para dar uma inspiração eu vou colocar uma lista de exemplos aqui.
Como personalizar seu perfil no GitHub – Conclusão
Certamente ter um perfil personalizado fará você se destacar, mas vale lembrar que destaque pode vir para o bem e para o mal, então não exagere nos GIF’s de gatinhos.
Para quem quer aprimorar ainda mais o perfil é possível usar automações como GitHub Actions para buscar dados dinamicamente para o perfil.
Quer aprender tudo sobre Git e GitHub? Confira o curso de desenvolvimento Full-Stack que ensina tudo sobre versionamento.
Já que eu sei que vocês gostam de facilidade fica aqui um gerador de perfil.
Confira outras dicas de desenvolvimento aqui.
Adorei o post! Fui correndo fazer o meu.
Boa Fernanda, deixa ai nos comentários pro pessoal pegar inspiração também.
https://github.com/yasminalves16
Boa Yasmin, ficou irado.
Saudades jogo da cobrinha.