É natural pensar que para aprender programação, que é um assunto complexo é preciso fazer uma boa faculdade, então é comum a pergunta: preciso de faculdade para ser programador?
Para ser claro e objetivo, não é preciso fazer faculdade para ser programador. Mas a decisão de fazer ou não uma faculdade na área de TI é muito particular e vai depender muito do momento de vida e das perspectivas futuras de cada um.
Vamos analisar alguns prós e contras que devem ser levados em conta para se tomar a decisão de fazer ou não uma faculdade.
Preciso de faculdade para ser programador? Prós e contras
Prós
Aqui estão alguns pontos positivos em fazer uma faculdade na área de TI.
Base de ciências da computação
Ter conhecimento nas matérias que formam a base de ciências da computação é um ponto muito positivo.
Pode até não ser muito útil no começo da carreira, mas conforme você avança na carreira mais esse tipo de conhecimento vai te diferenciar no mercado, pois quando se sabe a base todo o resto fica mais simples.
Principalmente quando estamos valando sobre estrutura de dados e otimização de algoritmos.
Resiliência
Se tem algo que com certeza uma faculdade te ensina é a ser resiliente.
Em muitos momentos a faculdade é quase uma prova de resistência, que vai te ensinar (mesmo que na marra) a ser resiliente com suas tarefas.
E essa é uma característica muito importante no mercado, principalmente em ambiente de startups, pois nem sempre as coisas vão dar certo e a capacidade de encarar e se adaptar a situação pode ser a coisa mais importante no momento.
Diploma
Ter um diploma pode fazer diferença para algumas pessoas e/ou empresas.
É particularmente importante quando você quer trabalhar para empresas estrangeiras, pois ai sim pode ser uma exigência.
Isso ocorre por conta de leis de contratação de estrangeiros.
Agora que já vimos os pontos positivos em fazer uma faculdade na área de TI vamos dar uma olhadas nos principais pontos negativos.
Contras
Alto custo
Fazer uma faculdade mesmo que seja pública tem um grande custo, que vão desde a mensalidade a materiais e transporte.
E além disso, tem o ponto mais importante no custo, o tempo, se gasta muito tempo e esforço fazendo uma faculdade.
O que faz com que você não consiga trabalhar em muitos casos, pois não sobra tempo para fazer nada além de estudar.
Muito tempo para conclusão
Um tecnólogo, que é o tipo de curso de graduação que tem a menor duração, tem dois anos, o que já é um tempo considerável pensando que só nos últimos semestres você vai poder fazer um estágio.
Pensando em cursos mais tradicionais o tempo médio de conclusão é de 4 anos, o que na minha opinião é tempo demais estudando sem estar aplicando no mercado de trabalho.
Não ensina o que se usa no mercado
Por mais que algumas faculdades se esforcem para manter a grade curricular o próximo possível do que é usado no mercado isso é muito difícil, pois o mercado muda está em mudança constante, e mudar toda a grade curricular de um curso acaba levando muito tempo dentro das faculdades, pois precisa passar por diversas análises e aprovações.
Preciso de faculdade para ser programador? – Conclusão
Como pudemos ver a decisão de fazer ou não uma faculdade é muito particular, então pesquise muito antes de tomar a decisão.
Mas se você tem tempo ocioso e condições de fazer uma faculdade, eu faria, pois pode te abrir portas, principalmente por conta dos estágios.
Se você chegou aqui e ainda está com dúvida se deve ou não fazer uma faculdade, eu recomendo que assista o vídeo da Alura sobre o assunto, ele traz vários pontos interessantes que também devem ser considerados.
Agora se você quiser mais dicas sobre carreira e desenvolvimento, confira os outros posts do blog.